É uma ferramenta que ajuda a priorizar o monitoramento, identificar problemas de forma rápida, tomar medidas para proteger sua produtividade, por meio de imagens de satélite de fácil utilização e de alta qualidade.
São disponibilizadas automaticamente 3 tipos de imagens para cada talhão cadastrado pelo cliente em sua conta Climate FieldView: Mapa de Vegetação, Mapa de Monitoramento e Imagem Real.
Existem várias maneiras pelas quais as imagens de satélite e mapas podem ser aplicados, como:
- Avaliação do desenvolvimento vegetativo: Essas imagens podem ajudar a analisar áreas com maior ou menor desenvolvimento das plantas, fornecendo informações sobre a saúde e o vigor das culturas.
- Identificação de manchas de solo: As imagens podem ser utilizadas para identificar áreas com padrões recorrentes de variação no solo, como manchas de maior ou menor fertilidade.
- Correlação com outros dados: Os mapas e imagens podem ser correlacionados com outras camadas de dados, como informações de perfil do solo, para obter uma compreensão mais completa do ambiente.
- Detecção de pragas e doenças: As manchas identificadas nas imagens podem sugerir a presença de pragas ou doenças, permitindo ações rápidas para controlar e minimizar os danos.
- Direcionamento de manejo em taxa variável: Os mapas podem ser usados para orientar o manejo em taxa variável, permitindo ajustar as práticas agrícolas de acordo com as necessidades específicas de cada área do talhão.
Ao utilizar essas ferramentas, você pode ter uma visão abrangente da situação da produção, identificar problemas rapidamente e implementar ações para melhorar a produtividade de forma mais eficiente.
O que representa cada mapa e qual a diferença entre eles?
-
Imagem real
É a imagem do satélite sem nenhum processamento e que pode ser usada para interpretação na comparação com Mapas de vegetação e de monitoramento.
Importante: Sempre verifique a Imagem real a fim de identificar eventuais nuvens e sombras que podem impactar no tratamento e qualidade das imagens de Vegetação e Monitoramento.
-
Mapa de vegetação
Este mapa é gerado usando o Climate Crop Index (CCI), que calcula o índice vegetativo da lavoura. É similar ao NDVI, porém é capaz de representar melhor as diferenças de desenvolvimento vegetativo dentro de um mesmo talhão e de apresentar uma correlação maior com a produtividade daquela cultura comparado a outras imagens de NDVI do mercado.
-
Mapa de monitoramento
Este mapa é gerado a partir do mapa de vegetação e prioriza as áreas do talhão com maior necessidade de monitoramento (acompanhamento). As cores da legenda são bastante distintas (indo do vermelho ao verde) indicando baixa e elevada biomassa de um mesmo talhão. A escala do mapa de monitoramento é ajustada para cada talhão, portanto não é aconselhável a comparação dos mapas de monitoramento entre talhões da fazenda.
Descubra como potencializar a sua experiencia no campo! 🚀 Faça o download do nosso incrível e-book: Aprenda a interpretar imagens de satélite e entenda como melhorar o dia a dia no campo. Baixe agora mesmo o seu exemplar gratuito.
Esperamos ter respondido às suas perguntas! Se você ainda tiver dúvidas, não hesite em nos contatar pelo nosso WhatsApp, e-mail ou telefone. Estamos aqui para ajudar!
Telefone: 0800 707 55 80
WhatsApp: (11) 97256 1110
E-mail: suporte.agricultor@climate.com